Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Seg Jun 08, 2015 6:54 pm

Primeiramente quero deixar claro que estou colocando esta mensagem porque eu vi algo assim e nem acreditei.

Por que eu estou postando algo assim? Porque acho importante o assunto e devemos falar sobre o mesmo.

Sinais a verificar no comportamento do seu filho em relação a professores que cometem bullying e como lidar com a situação. (Palavras para um pai, se estiver lendo isso)

Abordar sobre esse tema faz-me lembrar de momentos estranhos que passei na infância. Eu tinha uma professora que praticavam bullying contra mim. Não sei nem se é bullying mesmo, só sei que ela simplesmente não gostava de mim. Lembro-me exatamente de que ela olhava diferente pra mim e também falava diferente comigo. Lembro também que ela puxava muito o saco de alunos esnobes, aqueles "riquinhos" mimados que batiam em você só porque ele tinha borracha e você não. Lembro também que um desses "riquinhos" não  gostava de emprestar nada a ninguem.

Segundo a Wikipédia, bullying é "um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.”

A Doutora em Ciências da Educação, Cleo Fante, afirma: “As consequências para as vítimas desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na autoestima, o stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio.” Não cheguei na parte do suicídio, até porque não vivo na sofrencia. Depois que eu li isso, fiquei até animado, porque eu tinha perdido totalmente a vontade de estudar. Se falasse em escola perto de mim era arriscado eu até xingar a pessoa.

Quando ouvimos falar sobre professores que ainda praticam bullying, sentimo-nos indignados e ao mesmo tempo impotentes. Se aqueles que deveriam estar promovendo a paz e o respeito em sala de aula e nos protegendo contra essa covardia, são os agressores, o que esperar de seus alunos e de todo o ambiente escolar?

No site [url=bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/bullying-praticado-por-professor/]Bullying não é brincadeira[/url], lemos: “O bullying cometido por professores tem algumas semelhanças com o bullying entre pares. Também é um abuso de poder que tende a ser crônico e geralmente é expresso de forma pública. É uma forma de humilhação que gera atenção por degradar um aluno na frente dos outros. Com efeito, o bullying pode ser uma cerimônia pública de degradação em que as capacidades da vítima são rebaixadas e sua identidade é ridicularizada.”

Os alunos que sofrem bullying de professores, segundo o mesmo site, “ experienciam confusão, raiva, medo, dúvidas e profunda preocupação a respeito de suas competências acadêmicas e sociais.(Eu senti isso hoje quando um professor mostrou a minha prova para varios alunos e ficou me "zoando" em voz alta.) Não saber por que foi escolhido como alvo, ou o que precisa fazer para parar com o bullying, pode estar entre os aspectos mais estressantes de ser excluído e tratado de forma injusta. Com o passar do tempo, especialmente se ninguém intervier, o alvo pode passar a se culpar pelo abuso e assim ter um sentimento pervasivo de desesperança e desvalorização”. Na prova que fiz hoje, eu deixei 2 de 10 questões em branco e 1 eu marquei errado, eram as mais facei, mas eu não tinha estudado e fiz só o que sabia. O professor sentiu prazer em mostrar a minha prova e falar que eu era uma das pessoas mais idiotas por ter marcado aquela questão. Era sobre dialéta. Eu nunca havia escutado essa palavra na minha vida. E se escutei, passou longe da minha mente. No momento em que ele fez propaganda da minha prova, eu senti uma vontade tão grande de chorar, mas tive que disfarçar né. Na hora eu me senti um burro no meio de uma multidão de "inteligentes".(A maioria que ficou bizoiando a minha prova foi que colou) Veio uns 5 alunos que nem abelha no mel, mas o mel era a minha prova, e eles fizeram o que mais gostavam, cairam na rizada. Eu não fiquei com raiva por causa disso mas sim porque tinha outros alunos que também não haviam feito e ele não disse nada. O pior de tudo foi que eu respondi as mais dificeis e ele não falou nada. Eu agora simplesmente vou tirar 10 nas matérias dele e esfregar na cara dele que sou alguem e que estou estudando para aprender e não para ser alvo de risadas todos os dias. Errar é humano e se confundir também. O mesmo vale para aqueles alunos que praticam o bullying. Mais de uma coisa eu fico feliz. Estou estudando para ter uma profissão maior que a dele e desses alunos que colam e se acham os fodas.

O que fazer nesses casos? Que atitudes devem ser tomadas? Veja algumas sugestões:

1. Converse com os pais dos colegas de classe

Peça que verifiquem com seus filhos se eles presenciaram o bullying do professor contra seu filho ou contra outros colegas.

2. Tenha uma conversa esclarecedora com seu filho

a) Caso não haja testemunho de outros alunos,

tente saber a história toda novamente. Fale sobre os próximos passos que pretende dar, conversando com o professor e a diretoria da escola. Diga-lhe que são passos muito sérios e explique as consequências de acusar alguém injustamente. Se você notar consistência nas acusações de seu filho, prossiga.

b) Se houver provas,

avise-o sobre os próximos passos que vai dar e diga que ele não precisa ter medo de sofrer retaliações. A criança precisa sentir-se segura sabendo que seus pais vão protegê-la.

3. Converse com o professor

Converse com o professor e veja o que ele tem a dizer. Se ele realmente praticou bullying contra seu filho, dificilmente confessará. No entanto, essa averiguação é necessária a fim de avançar com o caso.

Peça ao seu filho que vá relatando as atitudes do professor depois dessa conversa. Talvez ele melhore sua conduta e nada mais precise ser feito.

4. Converse com o diretor da escola

Se seu filho relatar outra agressão, esse é o próximo passo. Se foi constatado a prática do bullying lá no início, essa conversa deve ser imediata. Caso a diretoria não queira enxergar o problema (infelizmente, isso é comum), reúna as provas que conseguir.

5. Acompanhe as mudanças, quando houverem

Se a diretoria intervier no assunto, verifique (interrogando seu filho) se o comportamento do professor melhorou, e como está o clima em sala de aula. Se as coisas não mudarem ou progredirem muito pouco, convém conversar com a diretoria sobre a possibilidade de trocar o professor.

6. Reúna provas

Se o problema persistir, solicite junto aos pais das crianças que testemunharam a agressão, a autorização para que sirvam de testemunha. Você pode dar um gravador ao seu filho e instruí-lo a fazer gravações. Algumas escolas proíbem que as aulas sejam gravadas, no entanto, em casos de bullying, essa será um prova importante a ser usada contra o agressor. Se necessário, converse com um advogado e peça uma autorização judicial para fazer tais gravações.

7. Se a instituição de ensino não tomar uma atitude, faça um boletim de ocorrência

Você já deu todas as chances necessárias para que uma mudança ocorresse, e nada aconteceu. Não se sinta constrangido em relatar o ocorrido às autoridades policiais. Reúna as provas e faça um boletim de ocorrência.

Os passos acima são meras sugestões para casos de bullying em que a vítima não apresenta danos físicos nem psicológicos, ou seja, quando a agressão for identificada logo no início. Há casos graves de bullying em que uma intervenção policial faz-se necessária logo no início, e outros em que atitudes legais precisam ser tomadas. Faça o que julgar mais prudente, porém não deixe de agir. Faça isso pelo bem-estar físico e psicológico do seu filho ou de você mesmo.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Sir helix em Seg Jun 08, 2015 7:18 pm

E o pior e que eles depois de começar a fazer a po*ra do bullying, aprendem a não bullinar mais ninguem, a não ser o alvo que já foi escolhido na puta que pariu que ninguém sabe mais onde foi.
hoje mesmo meu coleguinha fez uma comparação de min com... simplesmente o resto da sala, e disse que perto de quem e até mais magrelo(um aluno que chegou no meio do ano) do que, eu sou*transparente* (menos quando passo na frente do quadro). E acho que com professores não deve ser muito diferente
E quando um aluno pior que você entrou na sala, o professor(a) continuo bullynando apenas você também?
avatar
Sir helix

Mensagens : 138
Dólares : 1964
Data de inscrição : 08/05/2015
Localização : America

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Seg Jun 08, 2015 9:10 pm

Não, o professor não me bulina sempre, mas hoje ele decidiu me tornar alvo das piadinhas dele. Ele tem mania de falar mal dos alunos. "Por que vocês são burros..." e assim vai. Eu me senti humilhado. Um palhaço no meio do circo. Ele falou como se eu fosse o maior burro da sala. "Nossa Rayner, você bateu o recorde". Eu queria saber que raio de recorde que ele tava falando. Ele falou de mim como se eu tivesse deixado a prova em branco e a única questão que eu marquei tava errada. Eu acho(na minha opinião) que ele deveria falar se ele quisesse, de mim como se eu fosse um anonimo. Tipo, ele ta falando de um aluno mas não revela o nome. Ele sempre fez isso, mas hoje ele me escolheu pra ser saco de risada. Ai dps disso chegou um monte de engraçadinho querendo falar merda, e o pior disso é que os engraçadinhos foram os que colaram e os que estudaram. Eu confesso que eu não estudei mas 90% das questões que respondi estavam certas. Bullying de um professor é mais sério que bullying de aluno.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Suelen em Seg Jun 08, 2015 9:14 pm

Realmente isso é algo dificil. A pessoa que deveria trazer a paz, está trazendo a desordem. Já vi que ele deve ser um daqueles que gosta de bater papo com a turma da "feira". Qual a matéria dele?
avatar
Suelen

Mensagens : 58
Dólares : 1858
Data de inscrição : 12/05/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Seg Jun 08, 2015 9:36 pm

Filosofia e Sociologia.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Gugaxx em Ter Jun 09, 2015 7:09 pm

Bem sofro Bullying desde os 10 anos e hoje estou com 17 e continuo sofrendo já sofri tanto de alunos até mesmo de professores! Tudo por que sempre tem que haver alguém para ser a chacota da sala e sempre fui eu por ser calado e não incomodar ninguém!

Infelizmente isso já trouxe consequências pra minha vida! Hoje eu meio que me isolei do mundo e estou sofrendo de uma depressão forte que não está sendo tratada!

Enfim, infelizmente nem todo mundo leva consigo boas lembranças da escola!
avatar
Gugaxx

Mensagens : 61
Dólares : 3215
Data de inscrição : 30/04/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Suelen em Ter Jun 09, 2015 7:54 pm

Uma coisa que eu aprendi é que se você quer respeito, tem mostrar o lado negro da força. Literalmente! Tem que quebrar a cara deles! Eu não sei onde esse tipo de gente vê prazer em desprezar das pessoas que são superiores a elas. Eles sao burros, são idiotas, são xifrudos, o português deles parece coisa de outro planeta, fala em pornografia o tempo todo, foca vendo xvideos por horas e assim vai. Elas são satanicas. Cometem varios pecados e se sentem felizes por fazer tal atrocidade. Mas gente, vou falar uma coisa a vocês, vocês não tem que ficarem tristes, futuramente esse tipo de gente vai trabalhar atrás do balcão ou ser seu empregado, ai vocês podem pisar neles e rir deles a vontade, pois vocês estão indo pra escola para estudar e eles estão indo para brincar. Vocês serão grandes empresarios enquanto eles serão grandes faxineiros. Eles vão limpar o coco dos cachorros de vocês com a lingua para poder sobreviver sem precisar da mãe, ou então eles vão ser grandes vendedores de drogas. Isso é falta de maturidade.
avatar
Suelen

Mensagens : 58
Dólares : 1858
Data de inscrição : 12/05/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por AGS em Ter Jun 09, 2015 8:55 pm

Coitado de você dos que sofrem esse tipo de bullying, ainda bem que eu não sofro, só uns leves dos alunos
Rayner escreveu:Se falasse em escola perto de mim era arriscado eu até xingar a pessoa.
Ô LOKO TIO, deve ser por isso que não tem esse tipo de bullying na minha escola
avatar
AGS

Mensagens : 104
Dólares : 1954
Data de inscrição : 02/05/2015
Idade : 15

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Ter Jun 09, 2015 10:12 pm

Bom, não sofro bullying de alunos, pra mim é zoação apenas, agora eu sei lidar melhor com piadinha sem graça de aluno, até pq o QI deles são menores. O Meu não é tão alto, mas foi alto suficiente pra tirar pelo menos um 7 na prova que o professor exibiu pra todo mundo. Nunca vi isso! A maioria não tinha feito e os que estavam olhando tava tirando uma "casquinha". Mas eu prefiro sofrer bullying desse professor do que da minha ex-professora do jardim.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Michael H. Jackman em Qua Jun 10, 2015 3:08 am

Um professor praticou bullying contra mim quando eu estava na quinta série. Eu humilhei ele e levei advertência.
avatar
Michael H. Jackman

Mensagens : 98
Dólares : 1866
Data de inscrição : 27/05/2015
Idade : 28
Localização : New York, USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Sir helix em Qua Jun 10, 2015 1:04 pm

Michael H. Jackman escreveu:Um professor praticou bullying contra mim quando eu estava na quinta série. Eu humilhei ele e levei advertência.
E a 1º lei da sociedade
"Alguém mais velho te disse que o sol gira em torno da terra? então ele tá certo! Alguém mais novo disse que o sol gira em torno da terra? ele e um demente"
"Um adulto fez bullying com você? então ele tá certo, porque ele e superior! Uma criança fez bullying com você? não ligue pra essa gentalha, ligue pras autoridades"
avatar
Sir helix

Mensagens : 138
Dólares : 1964
Data de inscrição : 08/05/2015
Localização : America

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Qua Jun 10, 2015 1:16 pm

Tem muitas crianças mais sabias que muitos adultos.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Gugaxx em Qua Jun 10, 2015 2:16 pm

Só digo uma coisa, tem palavras que doem mais do que uma surra!

Nem todo mundo leva na brincadeira, até por que existem brincadeira bem pesadas e humilhantes. É a velha historia quando não é com você sempre é engraçado!
avatar
Gugaxx

Mensagens : 61
Dólares : 3215
Data de inscrição : 30/04/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Rayner em Qua Jun 10, 2015 5:02 pm

Verdade. Hoje teve um aluno que falou para outro que o Professor me esculachou na frente de todo mundo. Mas ai eu paro pra pensar, "Cara, esse professor é um idiota! Eu estou estudando pra ter uma prfissão melhor que a dele e estou me saindo bem. Não sei do que esse professor está rindo." Só errei 3 questões de 10. E ele deixou claro que eu era o mais burro da sala. O Pior de tudo é que eu não pude retrucar que é o que eu sempre faço quando alguem quer me zoar sem eu dar confiança. Essas pessoas querem agir sem pensar nos problemas fisicos ou psicologicos que tal ação possa criar.
avatar
Rayner

Mensagens : 65
Dólares : 1903
Data de inscrição : 03/05/2015
Localização : No momento, posso estar em qualquer parte do universo.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Admin em Qua Jun 10, 2015 7:20 pm

Rayner escreveu:Verdade. Hoje teve um aluno que falou para outro que o Professor me esculachou na frente de todo mundo. Mas ai eu paro pra pensar, "Cara, esse professor é um idiota! Eu estou estudando pra ter uma prfissão melhor que a dele e estou me saindo bem. Não sei do que esse professor está rindo." Só errei 3 questões de 10. E ele deixou claro que eu era o mais burro da sala. O Pior de tudo é que eu não pude retrucar que é o que eu sempre faço quando alguem quer me zoar sem eu dar confiança. Essas pessoas querem agir sem pensar nos problemas fisicos ou psicologicos que tal ação possa criar.

Pessoas assim querem descontar suas frustrações em outras numa tentativa de se sentir "melhor"! Acho que esse seu professor é digno de pena! (Principalmente por ser professor num pais como este!).
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 117
Dólares : 2028
Data de inscrição : 27/04/2015

Ver perfil do usuário http://gamedevrpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Suelen em Qua Jun 10, 2015 10:28 pm

Esse professor deve ser meio maluco. A minha diretora antes de exibir uma prova em público ela fala "Gente, me desculpe pelo o que vou fazer, mais será necessário", e ela também não fala o nome do dono da prova. Geralmente quando ela faz isso é porque algo muito serio aconteceu naquela prova.
avatar
Suelen

Mensagens : 58
Dólares : 1858
Data de inscrição : 12/05/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com um professor que está fazendo bullying ( Pais tem que ler isso!)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum